Moradores de São Benedito do Rio Preto fazem manifestação para evitar esgoto de conjunto habitacional no Rio Preto. - BLOG DO ILDER COSTA

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Moradores de São Benedito do Rio Preto fazem manifestação para evitar esgoto de conjunto habitacional no Rio Preto.


A cidade de São Benedito do Rio Preto-MA, situada a 251 km da capital São Luis, atualmente está passando por um potencial risco de contaminação por esgoto da cidade vizinha Urbano Santos.


De acordo com informações, a população e a sociedade civil Sambeneditense, está neste momento a mercê de um iminente desastre ambiental nas águas do único rio que banha a cidade, e que ainda é a fonte principal de água para as cidades vizinhas como Vargem Grande, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Morros. O Rio Preto, que percorre a cidade deságua no Rio Munim que abastece grande parte dos municípios da região até seu desague no oceano.


A cidade de URBANO SANTOS está em fase de conclusão de um conjunto habitacional, empreendimento da Caixa Econômica Federal “MINHA CASA MINHA VIDA”, com MIL CASAS. E para ser entregue necessita do termino da construção de um sistema de esgoto das casas. A obra da construção do esgoto, tem um sistema ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), a CAEMA é quem vai receber e gerir a ETE.


Através deste tratamento, a água cairá no Rio Mucambo pertencente a Urbano Santos, mas que desaguá no Rio Preto, bem próximo a construção do esgoto.

A aflição da população de São Benedito do Rio Preto, é devido a precariedade do serviço que a CAEMA desenvolve, tanto na cidade quanto no Estado do Maranhão. A precariedade do serviço que a CAEMA realiza, e agora com a responsabilidade a mais no tratamento do esgoto, esta apavorando os Sambeneditenses, se este trabalho não vier acontecer da forma correta, e não tiver suporte ao longo dos anos, corre o risco de fracassar, e o rio ser contaminado.

“Estamos nos baseando nos exemplos que já existem no Maranhão, como a Lagoa da Jansen, e o Rio Anil, Rio Bacanga, etc. para que não aconteça da mesma maneira com o Rio Preto”, disse um morador.






























Blog do foguinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Post Ads

RESPONSIVE ADS HERE

Páginas